
Secretaria Municipal de Agricultura Familiar segue fortalecendo o campo e valorizando o produtor primeiracruzense
A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Produção, Pesca e Aquicultura, sob a liderança do secretário Márcio Costa, tem desenvolvido uma série de ações que fortalecem a produção local, valorizam o agricultor e impulsionam o desenvolvimento sustentável em Primeira Cruz e região.
No dia 22 de setembro, a equipe realizou uma visita técnica ao povoado Jabuti, promovendo trocas de conhecimento e boas práticas entre os produtores. No mesmo período, foi implantado um sistema de irrigação na unidade de produção familiar da senhora D. Carmosa, no povoado Pachical, garantindo mais eficiência no cultivo e incentivo à autonomia dos pequenos produtores.
Poucos dias depois, em 25 de setembro, a Secretaria promoveu um importante momento de diálogo com representantes do povoado Caeté, buscando compreender de perto as demandas da comunidade e construir, de forma participativa, soluções que promovam mais oportunidades e qualidade de vida no campo.
Ainda em setembro, no dia 27, a Secretaria deu suporte técnico ao ITERMA durante o encontro com famílias beneficiárias da Política Nacional de Reforma Agrária. O evento marcou a entrega de títulos de terra a 130 famílias, fortalecendo a agricultura, garantindo segurança jurídica e promovendo o desenvolvimento rural em todo o município.
A agenda seguiu intensa no início de outubro: no dia 2, em parceria com o Sindicato dos Pescadores Profissionais de Primeira Cruz, presidido por Claudeice Sousa, a Secretaria realizou mais uma etapa de retirada dos CAFs (Cadastro da Agricultura Familiar), documento fundamental que garante acesso a políticas públicas, financiamentos e projetos de incentivo à produção.
No dia 7 de outubro, o secretário Márcio Costa esteve em São Luís, na Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (SAF), em reunião com a coordenadora do PAA, Ana Cleide, e demais representantes estaduais. O encontro teve como objetivo firmar novas parcerias e fortalecer projetos voltados à agricultura e à pesca, promovendo mais oportunidades, renda e sustentabilidade para o nosso município.
Já no dia 8 de outubro, a Secretaria participou da 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, em Santo Amaro. O evento foi um marco para o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das relações entre os municípios da Região dos Lençóis, reafirmando o compromisso conjunto com o crescimento do campo e a valorização das famílias agricultoras.
O trabalho seguiu com a 10ª entrega dos produtos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), no dia 22 de outubro. A ação reforça a importância de incluir os produtores locais na merenda escolar, levando alimentos frescos e nutritivos às escolas e garantindo renda e reconhecimento aos agricultores primeiracruzenses.
Encerrando o mês com mais uma iniciativa de fortalecimento da educação e do campo, no dia 29 de outubro, a Secretaria de Agricultura Familiar esteve na Escola Família Agrícola Nossa Senhora do Rosário, em Morros, participando de um momento de aprendizado e troca de experiências com os alunos. A visita teve como foco levar conhecimento sobre a agricultura familiar na região dos Lençóis Munim, fortalecendo ainda mais os futuros profissionais e toda a cadeia produtiva local, que é essencial para o desenvolvimento sustentável e o crescimento da nossa região, incentivando o protagonismo dos jovens e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva local.
Com ações contínuas, técnicas e voltadas para o futuro, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar de Primeira Cruz representa o compromisso da gestão em valorizar o homem e a mulher do campo, investindo em inovação, diálogo e conhecimento para transformar a realidade rural e impulsionar o progresso do município.
Prefeitura de Primeira Cruz,
Compromisso com o povo!